STUDIO

GRAVE SEU EP : ESSE É UM PROJETO INOVADOR DA NOSSA ESCOLA
letter-1Algumas pessoas já perceberam que a sigla EP está sendo muito citada em noticiários do universo da música e pelos próprios músicos em suas páginas nas redes sociais, quando atualizam seus fãs sobre seus trabalhos. EP significa ”Extended Play”. Na prática, trata-se de um CD com menos faixas que o tradicional (geralmente, de três a cinco).

A novidade já é consolidada no exterior mas, de uns meses pra cá, os artistas brasileiros também tem apostado neste formato para divulgar seus trabalhos. Isso vem acontecendo por conta do avanço da internet, que cada vez mais facilita o acesso a música sem que haja a necessidade de comprá-la.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, a venda de CD’s convencionais baixou 12,45% em 2012, comparada com o ano anterior. O faturamento dos produtos de formatos físicos – CD, DVD e Blu-ray – caiu mais de 10%. O que não deixou os números serem mais altos foi o lançamento do disco “Esse Cara Sou Eu”, de Roberto Carlos. A música de trabalho, que leva o mesmo nome do álbum, foi lançada com mais três, no formato EP.

As vantagens do EP são sentidas tanto pelo artista, quanto pelo consumidor. Isso porque o preço da produção do disco é bem menor do que a de um convencional. Sendo assim, o preço para venda nas lojas também diminui e o que aumenta é só a venda do produto. O CD de Roberto foi vendido por R$ 9,90. E com este valor, vendeu mais de 2 milhões de cópias. Outro motivo que contribui para a escolha do EP é a chegada do iTunes, maior loja virtual da Apple. Ali estão à venda discos e vídeos. No Brasil, desde 2011. E como o EP traz poucas músicas, muitas pessoas optam pela compra digital.

ARTISTAS QUE LANÇARAM EP 

Luan Santana, Paula Fernandes e Fafá de Belém resolveram entrar nessa leva este ano. Com o single “Um Ser Amor, sucesso da trilha da novela global “Amor à Vida”, a cantora Paula Fernandes lançou o EP homônimo, com uma tiragem de 50 mil cópias. Já Fafá de Belém está divulgando “Amor e Fé”, trabalho focado em um repertório religioso com quatro canções. Já Luan Santana lançou seu EP como estratégia para matar a curiosidade de suas fãs sobre o que está prestes a lançar.

Em entrevistas, Paula Fernandes opinou sobre a ascensão do EP no mercado fonográfico. “O sucesso do Roberto abriu esta possibilidade para outros artistas”, explicou. Fafá de Belém se posicionou da mesma forma que sua colega: ”Quando Roberto lança um EP, ‘desmistifica’ e manda abaixo qualquer crítica em relação a esse formato”, disse.

Além destes artistas, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Victor & Leo, Jota Quest, Agridoce (projeto de Pitty com o guitarrista Martin), Sandy, Clarice Falcão, Madrid e Anitta, entre outros, também já lançaram EPs de 2012 pra cá.

 Nos podemos te dar uma ajuda .

 

1473190197_facebook_color Youtube  1473190199_instagram_color 1473190208_google_plus_color