Benefícios de aprender a tocar bateria

Tocar bateria oferece muitos benefícios para a saúde, tanto a adultos quando a crianças. Benefícios físicos, mentais, sociais e por aí vai.

Enquanto estamos em período de treinos e estudos, uma série de coisas acontecem em nosso cérebro e em nosso organismo, que ajudam a prevenir sérias doenças (pode acreditar). Fora o desenvolvimento da concentração, foco e capacidade de resolver problemas.

A bateria tem tantas coisas boas para contribuir com nossas vidas que resolvemos abordar aqui 10 fatores que vão te fazer querer aprender ainda mais e manter a bateria firme em sua rotina pessoal.

 

1 – Alivia o estresse e estimula o sistema imunológico

Estudos têm demonstrado que tocar bateria reduz a pressão arterial e libera no organismo um hormônio chamado endorfina.

endorfina é popularmente conhecida como o hormônio do prazer ou da felicidade. Ela é uma das responsáveis por combater o cortisol (hormônio ligado ao estresse). Endorfinas são como pequenos presentes da natureza para nós. Eles nos ajudam a suportar dor e estresse e podem ser liberados de várias maneiras, como:

  • Prática de exercícios e meditação;
  • Comer chocolate;
  • Rir e se divertir com os amigos.

 

Explicando com mais detalhes: a endorfina é um elemento químico liberado pelo cérebro que resulta em emoções mais felizes e alegres.

Essas emoções positivas nos ajudam a suportar coisas negativas e tristes da vida e uma vez que as endorfinas são completamente naturais, elas não levam aos efeitos nocivos de drogas artificiais como a codeína e a morfina.

 

Tocar um instrumento libera um volume maior de endorfina

Os resultados de um estudo da Universidade de Oxford mostraram que, durante a música, ao tocar um instrumento, o corpo desencadeia uma liberação de endorfinas maior, aumentando a resistência a dor.

Os cientistas compararam estes resultados com os de pessoas que estavam simplesmente ouvindo música e descobriram que esses efeitos não eram os mesmos. Assim chegaram a conclusão de que a participação ativa na música leva a um aumento de endorfina maior que simplesmente apreciar a própria música.

Tocar um instrumento, no nosso caso, a bateria, ajuda a combater o estresse. Essa é uma das grandes preocupações entre os médicos atualmente, pois ele está diretamente ligado a doenças do coração, hipertensão, dores de cabeça, depressão e fraca função imunológica. Então, fique ligado!
2 – Melhora o aprendizado acadêmico e escolar

Tocar bateria potencializa o aprendizado de maneira diferente em várias faixas etárias em diversas áreas de conhecimento, como por exemplo, matemática, artes, ciência e história. É claro que a idade e o grau de conhecimento dos alunos precisam ser considerados ao determinar a relevância do seu estudo para cada um.

De maneira direta, identificamos que o estudo de bateria auxilia no aprendizado de questões matemáticas. Por exemplo, crianças pequenas podem aprender a contar utilizando a contagem básica e a contagem dos ciclos de tempo (1, 2, 3, 4,  –  1, 2, 3, 4) e para crianças um pouco maiores e adolescentes o instrumento pode ajudar a entender sobre frações, divisões, subdivisões e intervalos.

 

Tocar bateria aumenta o interesse por ciência e história

Ao aprender a tocar bateria, o aluno tem aproximação com os conceitos de ciência do som, por exemplo. Passa a entender como o som é gerado, como se propaga, como as vibrações de diversos tipos de materiais como madeira, metal ou plástico em diferentes frequências podem gerar tipos diferentes de sons.

Tocar um instrumento motiva o aluno a se interessar pela história do universo onde ele está se envolvendo, entender as origens do instrumento, dos estilos e o desenvolvimento desta arte.

Um bom exemplo é pensarmos que quando você se interessa pela origem dos pratos de bateria passa a saber que eles surgiram antes de cristo no oriente e eram originalmente utilizados como instrumentos de guerra para a comunicação e intimidação dos inimigos. Interessante, não?

 

 

>Por que Estudar teoria Musical?

 

 

Ou seja, tocar bateria abre seus olhos para conhecer e entender diversas áreas de conhecimento.

Além dos temas que falamos, existem muitos outros, incluindo psicologia, sociologia e outros que podem ser desenvolvidos através deste e outros instrumentos.

 

 

3 – Auxilia no desenvolvimento do cérebro

Estudos da mente humana descobriram que os dois lados de um cérebro trabalham frequentemente em níveis e taxas diferentes.

Tocar bateria ativa ambos os lados do cérebro e pode ajudar a mente a alcançar a coordenação hemisférica, estado onde as ondas cerebrais são ativadas e sincronizadas. Essa coordenação pode levar a modos integrativos de consciência, que podem incluir uma maior percepção ou criatividade.

Além disso, o estudo de bateria pode aumentar as ondas alfa no cérebro. O aumento da atividade alfa pode ajudar o indivíduo a acalmar suas mentes ou até mesmo alcançar um estado de meditação. Em vários centros de estudo do mundo a bateria e seu efeito sobre as ondas alfa estão sendo usados ​​para ajudar no tratamento de pessoas hiperativas e que sofreram com algum tipo de lesão cerebral.

 

Conheça o Alma de Batera

Criado em 2008 e com mais de 300 alunos atendidos na cidade de São Paulo, o Alma de Batera nasceu a partir do desejo de estimular e incentivar o potencial e autoestima de pessoas com deficiência por meio da música.

As oficinas são formadas por turmas de até 5 alunos, acontecem semanalmente e tem duração de 90 minutos. Este formato possibilita o benefício da socialização e respeito sobre as limitações dos colegas, proporcionando também a auto aceitação dos participantes.

Sem seguir parâmetros rígidos de estilos, os ensinamentos fortalecem a criatividade e sensibilidade do aluno. Tendo uma metodologia flexível e não linear, o conteúdo desenvolvido especialmente para as oficinas adapta-se com naturalidade à necessidade de cada um do grupo.

Uma vez por mês, as oficinas contam com a participação de um músico/baterista convidado. Estes encontros visam aproximar os alunos dos seus ídolos, criando um ambiente de troca e participação de todos.

>10 benefícios de aprender a tocar bateria

 

4 – Desenvolve a autoconfiança

Estudar bateria nos mostra que somos capazes de fazer coisas que nunca imaginamos serem possíveis.

Vencer os desafios propostos pelos exercícios e treinos nos ajuda a desenvolver uma maior confiança e, quando nos deparamos com situações complicadas do dia a dia, estamos mais aptos a lidar com os problemas.

Além dos estudos, situações de apresentações, shows, audições e palco colaboram para um melhor desenvolvimento de autocontrole e nos ajudam a passar por situações de pressão.

Superar diariamente barreiras que achávamos antes impossíveis nos ensina muito mais sobre nós mesmos e nos levam a níveis mais profundos de realização pessoal e auto conhecimento.

 

5 – Potencializa as habilidades de comunicação

Tocar bateria ajuda a nos conectarmos conosco e com os outros. Seja em aulas, ensaios com uma banda ou em shows, você sempre estará se relacionando com pessoas.

Também, como Baterista, você desenvolve uma forma de comunicação baseada em outros fatores, não as palavras, como o som por exemplo.

Quando você se reúne com os bateristas da sua cidade, igreja ou escola, seja para tocar, conversar ou compartilhar conhecimento, todo o grupo cresce, todos podem aprender uns com os outros e também desenvolver grandes amizades a partir disso tudo.

 

Desenvolver um relacionamento é preciso. Como costumamos brincar, de que adianta você ser o melhor baterista do mundo no seu quarto?

 

 

6 – Conhecimento de novas culturas

A música é uma linguagem universal. Ela transcende o gênero, raça, idade e nacionalidade. Todas as culturas no mundo se expressam de alguma maneira através da música e a percussão (mais tarde desenvolvida para a bateria), sempre esteve presente nestas culturas.

Ao aprender novos e diferentes ritmos você tem a oportunidade de fazer uma imersão na cultura do país ou região de onde aquele ritmo ou estilo é originário.

Ao mesmo tempo que você se desenvolve na bateria, tem a oportunidade de ir mais a fundo na história da música que toca e da cultura de onde essa música é originada.

Por exemplo se você aprende a tocar salsa na bateria, passa a ter contato com a cultura cubana. Se aprende a tocar samba, se encontra com a história da música brasileira. Se aprende a tocar Carimbó sua ligação será com a cultura do norte do Brasil.

 

7 – Novas amizades e relacionamentos

Tocar um instrumento, seja ele qual for, nos ajuda a conhecer novas pessoas, fazer amigos e desenvolver o relacionamento interpessoal.

Seja qual for o lugar ou o propósito, a música sempre será a melhor rede social, o melhor motivo para conhecer pessoas que tenham gostos semelhantes aos nossos.

Tocar bateria é divertido, é um grande motivo para se reunir com os amigos, compartilhar uma experiência comum e fazer algo agradável. Quando você compartilha suas experiências e conhecimentos, se sente parte de algo maior.

E aí, tá esperando o que pra organizar um encontro de Bateristas na sua região?

 

 

8 – Abrir sua visão para outros instrumentos e estilos musicais

Ao entrar no universo da música, através da bateria, você se depara com um novo mundo de possibilidades, seja em conhecer mais profundamente um determinado ritmo ou estilo musical, seja em conhecer outros instrumentos e ver como eles se relacionam com a bateria.

Com a coordenação motora e habilidade de comunicação desenvolvidas ao aprender bateria, você passa a ter mais facilidade para a compreensão e desenvolvimento em outros instrumentos musicais.

Inclusive, quando você se desenvolve em outro instrumento, principalmente harmônico, passa a ter uma visão mais ampla da participação da bateria e como ela se conecta com a música.

 

 

9 – Saúde mental e física

Dr. Barry Bittman, neurologista e diretor-executivo do Mind-Body Wellness Center em Meadville liderou uma pesquisa conduzida pela divisão de música e terapia de Ritmos de Saúde da Remo Inc., a fabricante de peles de bateria.

A pesquisa de Bittman demonstrou vários benefícios de tocar bateria, incluindo:

  • Sistema aeróbico e cardiovascular melhorado;
  • Sistema imunológico fortalecido;
  • Melhor humor e redução do estresse;
  • Redução da ansiedade, depressão e sentimentos de solidão.

Além dos benefícios mentais, a pesquisa de Bittman comprovou que nos testes aeróbicos os bateristas queimaram um número substancial de calorias – média de 270,4 calorias em meia hora.

Em outras palavras, as pessoas estavam se divertem tanto tocando bateria, que não pensam nela como prática de exercícios, no entanto os benefícios são os mesmos.

 

 

10 – Aprendizado Contínuo

Você pode começar a aprender a tocar bateria com qualquer idade e continuar tocando até quando quiser, não há impedimentos quanto a isso, porém, tenha em mente o seguinte: É necessário estar sempre aprendendo e se desenvolvendo.

Mesmo que suas pretensões não sejam grandes. Mesmo que você só queira tocar por hobby,para passar o tempo ou relaxar. Uma hora você vai estagnar e quando isso acontecer, vai sentir falta do estudo e do desenvolvimento. Assim, entenderá que o aprendizado é, e sempre será, contínuo

Aprender bateria irá aprimorar muitos fatores de sua vida, como foco e a sua capacidade de superar desafios e enquanto você pude e quiser se desenvolver você terá a sua frente uma infinidade de oportunidades para se tornar um músico e, acima de tudo, uma pessoa melhor.