Benefícios que a música proporciona aos idosos

A música proporciona imensos benefícios para o nosso corpo e alma. Entre idosos, estudos mostram que a música é responsável por liberar endorfinas, sociabilizar e até mesmo diminuir algumas dores, proporcionando muitos ganhos em diversas outras áreas. 

Assim, os principais benefícios da música para os idosos são:

  1. Libera endorfinas: Essas substâncias que são liberadas pelo nosso organismo,  e são as responsáveis pela felicidade e prazer que sentimos. Por isso, ao ouvir uma música da qual gostamos muito, estimulamos o nosso corpo a produzi-las, causando sensações de recompensa e bem estar. Tocar um instrumento musical também tem esse mesmo poder. Você consegue melhorar seu humor e ansiedade, sentindo-se mais feliz e evitando a depressão!
  2. Diminui a dor: Se o idoso tiver alguma dor ou problema, escutar uma boa música  fará com que ele desvie o foco disso. O estímulo sonoro tem o poder de amenizar o estímulo da dor, tornando-a bem mais suportável.
  3. Aumenta a socialização: A música tem o incrível poder de unir as pessoas; seja por gostos semelhantes ou por aprender algum instrumento musical. Falar sobre música é uma boa forma de começar uma conversa, que também vai se tornar mais interessante. Além disso, falar sobre música com um amigo ou familiar pode fazer com que você descubra novas canções, o que também ajudará a exercitar seu cérebro.
  4. Protege o cérebro: Ao aprender uma nova música ou a tocar um instrumento musical, o cérebro vai criando novas ligações neurais. Essa é uma boa forma de fazer com que o cérebro se mantenha saudável, além de prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Fonte:(http://grupoconviva.com/blog/2016/02/23/beneficios-musica-idosos/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *